AdSense

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

    No Verão, a pele está frequentemente exposta ao sol, cloro, água do mar, suor... Nem sempre sabemos como nos proteger corretamente. Problemas como ressecamento, manchas e até micoses podem ser evitados com cuidados simples. A seguir, truques  para manter a pele hidratada e sem complicações na estação mais quente do ano. Confira:

A limpeza diária da pele
Use sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Sabonete esfoliante é pra ser usado no máximo uma vez por semana. Além disso, uma limpeza de pele mais profunda - para tratar acne, por exemplo - deve ser feita com um profissional uma vez ao mês ou a cada dois meses, dependendo do tratamento e do tipo de pele.

Controle a oleosidade
Uso sabonetes líquidos ou em espuma com ativos que controlam a oleosidade, depois aplique um tônico e um hidratante. Não faça a limpeza mais de três vezes por dia, pois a pele pode produzir mais sebo e até aumentar a oleosidade. Use lenços umedecidos para retirar o excesso de oleosidade durante o dia. 

Ressecamento da pele e do cabelo
A água do mar e o cloro da piscina podem ressecar a pele e o cabelo. Para o corpo, use hidratantes a base de ureia, vitamina E, alantoina e óleo de semente de uva diariamente após o banho. No cabelo, use leave-in e máscaras hidratantes com uma frequência maior. Após o banho de mar ou piscina, lave o corpo com água limpa, para retirar cloro e sal.

Para evitar micoses
As micoses ocorrem por conta do aumento de suor e as visitas mais frequentes a praias e clubes. Após o banho, é indicado secar bem as áreas de dobras do corpo. Seque essas áreas com uma toalha de papel no intervalo do trabalho. Use de talco nos pés. Lembre-se de calçar os chinelos e evitar pisar descalço no chão molhado. 

Cuidados com o sol
O uso do protetor solar é essencial para evitar queimaduras, pintas, manchas dentre outros. Reaplique o produto a cada duas horas se estiver em áreas de grande exposição, como a praia. Use óculos de sol, bonés ou chapéus, de preferência com abas grandes. O ideal é um FPS entre 30 e 40 para o dia a dia e acima de 50 na exposição, lembrando que os protetores em gel e fluido são menos resistentes à água e ao suor do que os cremes mais espessos. Prefira pegar sol antes das 10h e após às 16h, pois a concentração de radiação solar é maior entre 10 e 16 horas.

Manchas e pintas possuem tratamento
Se você não se cuidou como deveria e agora e ficou com  pintas e manchas da sua pele, o ideal é procurar um dermatologista. Os tratamentos podem variar desde cremes clareadores até peeling e luz pulsada. Manchas e sardas devido ao sol são prevenidas com o uso do filtro solar, mas depois que aparecem geralmente são tratadas com laser ou luz intensa pulsada, sendo necessário até quatro sessões. O melasma (manchas escuras) sempre piora nessa época do ano, e os tratamentos são os cremes clareadores, peelings a base de ácidos com poder clareador, dermaroller (tratamento com um roller cheio de microagulhas, que facilitam a penetração da medicação na pele), e laser, que promove a quebra do pigmento da mancha.

Hidratação não é feita só com creme
Uma pele saudável e hidratada não depende apenas do hidratante, afirmam os dermatologistas. O uso de loções e águas termais também é bem-vindo para manter a pele sempre bem hidratada. Ingerir de dois a três litros de água por dia e ter uma alimentação saudável é essencial.


Fonte:
http://yahoo.minhavida.com.br/beleza/galerias/16042-dermatologistas-revelam-seus-truques-para-cuidar-da-pele-no-verao



Nenhum comentário:

Postar um comentário