AdSense

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – RJ

Sobre o MIS
O MIS / Museu da Imagem e do Som foi inaugurado em 3 de setembro de 1965, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro. É um centro cultural de documentação de música e imagem. Atualmente, o Museu conta com um acervo de cerca de 1.100 depoimentos com, aproximadamente, quatro mil horas de gravação abrangendo os mais diversos segmentos da cultura. 

O prédio da Praça XV, tombado em 1989, é um exemplar histórico dos pavilhões construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. Em 1990, o prédio passou por uma grande restauração que devolveu o estilo eclético original. Além desse prédio da Praça XV, o MIS começou a ocupar, nesse mesmo ano, um outro edifício, localizado no bairro da Lapa. Essa sede é hoje ocupada por setores administrativos do MIS e abriga parte do acervo disponível à pesquisa.

Atualmente, uma nova sede do Museu da Imagem e do Som (RJ) está sendo construída na Av. Atlântica, em frente à praia de Copacabana.


Endereço e acervo

O MIS-RJ conta com duas salas de pesquisa: uma na sede da Lapa e outra na Praça XV.  

·         Aqueles que quiserem pesquisar sobre o acervo sonoro (discos e fitas de áudio), documentos textuais, partituras e sobre os “Depoimentos para a posteridade” até o ano de 1991 devem ir até o MIS-RJ Lapa;

·         Aqueles que desejam saber mais sobre o acervo iconográfico (imagens), audiovisual, “Depoimentos para a posteridade” (a partir do ano de 1992) devem ir até a sede do MIS-RJ na Praça XV.

As gravações dos Depoimentos para a Posteridade são realizadas na sede Praça XV, uma vez por mês e a entrada é franca. 


Sede Administrativa

Rua Visconde de Maranguape 15
Largo da Lapa, CEP 20021-390
Rio de Janeiro/ RJ
Estação de metrô mais próxima: Cinelândia
Ponto de referência: ao lado da Sala Cecília Meirelles

Sede Praça XV
Praça Luiz Souza Dantas, 01
Praça XV, Rio de Janeiro / RJ
Estação de metrô mais próxima: Carioca
Ônibus ou barca.


Nova sede em construção
Avenida Atlântica 3432
Copacabana
Rio de Janeiro / RJ
Estação de metrô mais próxima: Cantagalo


Sobre a nova sede

A nova sede será inaugurada no primeiro semestre de 2015. Serão 9,8 mil metros quadrados para disponibilizar ao público o acervo da instituição. O museu vai falar sobre a cultura carioca. O edifício também abrigará o acervo do Museu Carmen Miranda, hoje localizado no bairro do Flamengo.

O prédio da nova sede do MIS conta com investimento direto do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado de Obras e Empresa de Obras Públicas/EMOP, feita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

O projeto conta ainda com a Rede Globo, o Itaú e a Natura como patronos e com o patrocínio da Vale, da IBM, da AMBEV e da Light, o apoio do Grupo Votorantim, da NHJ do Brasil e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: http://www.mis.rj.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário